Nossos Projetos

O projeto Jaraguá Cultura ofereceu teatro, teatro infantil, dança, mostra de cinema de animação, mostra de longas-metragens nacionais, folguedos, fanfarras, bandas de música, oficinas, desfiles e feira de moda, feira de produtos agroecológicos para o público alagoano.

Apostando no trabalho em parceria e na pluralidade cultural do Estado foi realizado o Projeto Jaraguá Cultura na capital alagoana, um dos maiores eventos desse gênero no Estado. Realizado pelo SEBRAE Alagoas e criado, produzido e coordenado por Sue Chamusca Arte e Assessoria, o projeto teve 2 edições: a primeira no período de dezembro de 2001 a fevereiro de 2002. A segunda edição foi dividida em 2 fases: a primeira e dezembro de 2003 a fevereiro de 2004, e a segunda fase iniciada em agosto de 2004 e encerrada em fevereiro de 2005.

Totalizando cerca de 730 atrações oferecidas para um público de aproximadamente 230 mil pessoas, contribuiu decisivamente para o aprimoramento técnico nas áreas de teatro, música, artes plásticas e audiovisual,  através das 70 oficinas e cursos oferecidos até o presente momento. Contando com o patrocínio do MinC desde o início da sua segunda edição.

A ocupação de vários equipamentos do histórico bairro de Jaraguá se deu através da realização de espetáculos de:  teatro, teatro infantil, dança, mostra de cinema de animação, mostra de longas-metragens nacionais, folguedos, fanfarras, bandas de música, oficinas, desfiles e feira de moda, feira de produtos agroecológicos. Workshops gastronômicos, mostra de arquitetura e design, performances de rua, bandas de pífanos, exposições de artes plásticas e de fotografias, lançamentos de manuais, livros e vídeos também integram a programação do projeto. Já no segmento musical,  o público teve a oportunidade de conferir shows de pop, hip hop, rock, reggae, MPB, música regional, música instrumental, coros, música erudita, jazz e blues.

Em boa parte das ações realizadas na Oficina Cultura Sebrae o público local teve a oportunidade de adquirir novos conhecimento repassados por importantes nomes da cultura nacional. A atriz Regina Duarte (SP), por exemplo, fez uma palestra para mais de 80 alunos de teatro, produtores culturais e professores da área de artes cênicas. Dando início a maratona de oficinas, a atriz, produtora e professora Camilla Amado (RJ) repassou para mais de 30 jovens técnicas de interpretação para televisão e teatro.

Na área de audiovisual, as oficinas tiveram como instrutores três nomes respeitados dentro do cenário nacional, como os produtores, roteiristas e diretores de cinema Torquato Joel e Durval Leal e a atriz Marcélia Cartaxo (PB). O diretor de programação da Rede STV, Robson Moreira (SP), e o pesquisador, professor e especialista em mercado cultural brasileiro, Luiz Carlos Prestes Filho (RJ) deram palestras sobre Comunicação e Mercado Cultural para produtores e estudantes universitários.

Veja fotos do Projeto Jaraguá Cultura no álbum da nossa página do Facebook.