Agenda
22, 23 e 24 de Junho
Denise Fraga chega à capital alagoana com o espetáculo “Galileu Galilei”, de Bertolt Brecht. No palco, a atriz interpreta o cientis-ta perseguido pela Inquisição por afirmar que o sol é o centro do universo.
Compre on-line
 

Denise Fraga chega à capital alagoana com o espetáculo “Galileu Galilei”, de Bertolt Brecht. No palco, a atriz interpreta o cientis-ta perseguido pela Inquisição por afirmar que o sol é o centro do universo. Contemporâneo, este clássico do dramaturgo alemão trata de questões como a intolerância e as disputas políticas e religiosas. E mais que isso, a peça chega aos jovens demonstrando a importância do saber, do conhecimento indo na contramão do estar, e não do ser, tão típico nos adolescentes. Montagem faz curta temporada no Teatro Gustavo Leite – Centro de Convençoes, de 22 a 24 de julho (sexta a domingo).

Com direção de Cibele Forjaz, completam o elenco os atores Ary França(parceiro de longa data de Denise Fraga), Théo Werneck (querido pelo público e destaque no programa Super Positivo da TV Band), Lúcia Romano, Maristela Chelala, Vanderlei Bernar-dino, Jackie Obrigon, Luís Mármora, Silvio Restiffe e Daniel Warren. Peça foi eleita como a Melhor Comédia de 2015 pelo Prêmio Arte Qualidade de Teatro e Prêmio Governador do Estado de SP para Cultura, para a diretora Cibele Forjaz.

Quando protagonizou a produção “A Alma Boa de Setsuan”, texto de Bertolt Brecht que resultou em grande sucesso, a atriz Denise Fraga leu outro texto de autoria de Brecht, Galileu Galilei. “Cada vez que eu lia o texto, um frisson invadia meu peito. A origem de um projeto de teatro para mim é quase como uma fofoca. Ao ler o texto é como se eu escutasse algo no ouvido que eu não pudesse deixar de passar adiante”, explica ela. O resultado desse sussurro inspirador é uma superprodução que já per-correu doze cidades e cumpriu temporada de sete meses em São Paulo, inclusive em CEU’s, colégios da periferia da cidade, e foi visto por mais de 80 mil pessoas.

Depois de tomar coragem, Denise decidiu interpretar o grande cientista italiano redesenhado por Brecht, que aliou humor e ironia aos fatos históricos e expandiu seu texto para além dos acontecimentos. Dono de um texto popular, Brecht acreditava no poder de divertir para se comunicar

Para dar corpo ao projeto, Denise Fraga convidou Cibele Forjaz para assinar a direção, com quem já tinha trabalhado, na leitura de Ponto de Partida, de Gianfrancesco Guarnieri. “Quando Denise me convidou, juntou a fome com a vontade de comer: o dese-jo de voltar a trabalhar com ela e a vontade de revisitar Brecht, que já havia montado no final dos anos 90”, destacou Cibele. Fã do autor, a diretora enxerga em sua protagonista uma atriz incansável, uma operária do teatro. Denise, por sua vez, acredita que Cibele é dona de uma sensibilidade que eleva a caixa cênica à dimensão dos sonhos.

Segundo a atriz, a grande estrela de Galileu Galilei é o poder da palavra. A clareza de raciocínio, o humor, o percurso da história, que conduz a um estado de reflexão. Se, em “A Alma Boa”, a questão principal era: “Como ser bom e ao mesmo tempo sobrevi-ver no mundo competitivo em que vivemos?”, em Galileu, ela extrapola os limites do individual e pergunta: “Como posso ser fiel ao que penso sem sucumbir ao poder econômico e político vigente? Como contribuo para o avanço social sem me preocupar unicamente com meu conforto individual?”

O espetáculo propõe uma reflexão sobre o que somos, o que viramos, o quanto abandonamos de nós, a luta de classes, o “ser mandado” e “ser patrão”, a tirania do poder econômico, as liberdades de escolha e o preço a pagar por elas. “O que eu espero é divertir as pessoas com um espetáculo festivo e fazê-las sair do teatro pensando em qual será a nossa alternativa para escapar desta areia movediça. Reiterar a fé na ideia de que o conhecimento e a razão humana ainda são os melhores instrumentos de luta contra a repressão, a injustiça, a miséria e o único caminho possível para o avanço social”, acredita Denise.

16 e 17 de Julho
Mais informações em breve.
 

Mais informações em breve.